Loucas pra Casar: Malu, a neurótica

FREITAS, Anielly de C; FERREIRA, Fabíola de; CAMELO, Renata sousa; SILVA, Jullieny de O


Resumo
Apresenta as características psicológicas da protagonista Malu do filme Loucas pra Casar, com o objetivo de observação sobre as estruturas clínicas na Psicanálise, foram utilizados pesquisa bibliográfica e vídeo para concluirmos que o perfil da personagem se enquadra como neurótica obsessiva compulsiva.

Palavras-chave: NEUROSE, ESTRUTURA CLINICA, OBSESSIVO COMPULSIVO


Introdução
Freud considera que a maioria das pessoas são neuróticas, visto que  vivemos conflitos e traumas psíquicos, o senso comum entretanto considera o neurótico como ''louco'', é interessante perceber que para cada estrutura clínica deve existir sofrimento para ser considerado patológico. Como desafio buscamos encontrar no filme além de qual estrutura a personagem se encontra, como também se existia um sofrimento por isso. As possíveis origens e causas foram analisadas a partir de suas falas e comportamento no roteiro do filme e posteriormente relacionadas aos escritos sobre o tema.

Metodologia
Após a escolha do filme, ao assistir o filme foi escolhido que personagem iríamos observar, ao decidir pela protagonista foram feitas anotações importantes da história e comportamentos. Através da pesquisa bibliográfica pudemos relacionar com o vídeo, pontuando comportamentos e falas observadas no filme com a teorias de cada estrutura, pudemos chegar a conclusão.




Desenvolvimento

Malu (Ingrid Guimarães) tem 40 anos e trabalha como secretária de Samuel (Márcio Garcia), o homem de sua vida. Apesar de estarem namorando há três anos, não há o menor indício de que um pedido de casamento esteja por vir. Um dia Malu percebe que faltam algumas camisinhas no estoque pessoal do namorado e logo deduz que ele tem uma amante. Após contratar um detetive particular, ela descobre outras duas mulheres na vida de Samuel: a dançarina de boate Lúcia (Suzana Pires) e a fanática religiosa Maria (Tatá Werneck). É claro que as três irão disputar a preferência do amado.
As primeiras impressões sobre Malu nos primeiros minutos de filme é de uma mulher que desde cedo busca relacionamentos, que quase sempre terminam em traições e decepções, é uma mulher independente e extremamente organizada,aos quarenta anos namora Samuel o tendo como o homem perfeito para ela. O casal aparentemente levava uma relação normal até que Malu após uma relação sexual percebe que o estoque de camisinhas de Samuel está menos que o normal, desencadeando assim todas as ''loucuras'' do filme.
Malu é uma mulher neurótica- obsessiva compulsiva, apresentando característica de meticulosidade na organização de seus objetos em casa por exemplo, controle quando conta as camisinhas do namorado, invade sua rede social com a desconfiança de ser traída, demonstrando dúvida e intolerância que persiste ao longo de sua vida. Os constantes pensamentos de estar sendo traída, a torna obsessiva e obstinada, acreditando como certeza absoluta da sua traição, vive de certa forma atormentada por esses pensamentos incessantes, a compulsão é relativo aos atos que ela pratica por causa disto.Sua amiga Dolores a acompanha em todos esses momentos, alimentando suas idèias. Malu carrega uma tristeza pela relação fracassada de seus pais, seu pai abandonou a mãe e fugiu com outra mulher e diz não querer isso pra ela, sua mãe de certa forma a incentiva e espera que a filha se case, em uma festa com as amigas é a única da festa solteira e sente-se constrangida que não suporta e briga com as amigas, volta pra casa e chora, as seguidas traições dos seus relacionamentos a fazem sentir que não irá alcançar o seu desejo de casar, o que pode ter originado esse conflito.
Do ponto de vista estrutural, Malu e as outras ''amantes'' Maria e Lúcia, apresentam as características do ID e do SUPEREGO. Maria, com seus valores morais e Lúcia puro prazer. Malu, o EGO tenta atender as demandas dos dois, sendo assim o conflito intra-sistêmico.
Ao encarar a realidade, Malu se vê como uma mulher que fantasiou o seu relacionamento e que declara ''que se virou em muitas para agradar o namorado'', tenta o suicídio e vê que precisa de ajuda, pois enfim percebe o sofrimento nela e o que causou na vida social e familiar, pois todos conviviam com seu problema. Após fazer terapia, reencontra Samuel e fica chocada ao vê-lo como realmente é, um homem não tão atraente como ela idealizava antes da terapia, pois agora está livre da idealização da perfeição do ideal de ego.
As neuroses são sentidas a partir da angústia, ansiedade, ou seja, algo desagradável. Freud estudou a neurose como causa do trauma e posteriormente o complexo edipiano. O neurótico pode ter uma boa saúde mental, até acontecer um evento que desencadeie estados aflitivos seja por idéias e sentimentos, nesse momento procurará esquecer isso, o mecanismo de defesa utilizado é o recalcamento. Freud destaca as origens da neurose como sexuais e a frustração decorrentes.
O ego do neurótico recusa a forte pulsão do Id, e está limitado com um SuperEgo rígido. A obsessão se faz com os pensamentos que permeiam o neurótico, são repetidos, cheios de dúvidas, não conseguindo se libertar deles, a neurose obsessiva se preocupa em não transgredir as leis por isso não pode ser confundido com uma perversão. A perca da realidade é feita através da fantasia.
A neurose obsessiva compulsiva pode se manifestar passivamente, quando tenta agradar para satisfazer, no caso do personagem da Malu, e o ativo quando se identifica com o agressor. Utiliza defesas de isolamento, formações reativas como forma de negação, racionalização e intelectualização. Com o ideal de algo tirado, a busca pela perfeição é exigida todo tempo.
É importante salientar novamente que as características da obsessão podem se dá em pessoas sadias, '' Pode-se mesmo dizer que uma pessoa portadora de um caráter obsessivo, desde que esse não seja excessivo, é aquele que melhor reúne os sadios aspectos de uma necessária disciplina,método, ordem, respeito, moral e ética''( ZIMERMAN, 1999, p.202 ).

Conclusão
Através do estudo bibliográfico e de vídeo, conseguimos fazer a relação da estrutura clínica psicanalítica neurótica com o filme. No caso do filme foi uma situação patológica como relatado no desenvolvimento, o sofrimento pessoal e abrangente na vida social e familiar de Malu retrata fielmente os relatos de Freud acerca desta neurose.


Referências
DOR. Joel. Estruturas e clínica psicanalítica. Rio de Janeiro: Taurus-Timbre, 1991.

ZIMERMAN. D. E. Fundamento psicanalíticos: teoria, técnica e clínica: uma abordagem didática. Porto alegre: Artmed, 1999.

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